terça-feira, 26 de junho de 2007

Como as pessoas navegam?

Uma das diferenças básicas entre a Internet e a mídia impressa é o fato de que na Web os leitores tendem, preferencialmente, a uma leitura não-linear. Certo?

Não se apresse em responder "sim". Um estudo interessante nesse sentido foi divulgado por Nora Paul e Laura Ruel, no site da Online Journalism Review, com base em galeria de fotos publicada pelo Washington Post.

A galeria permitia diversas formas de navegação:
  • O internauta poderia clicar em um thumbnail e ir diretamente para a foto
  • Clicar em um botão "Next" e ir para a foto seguinte
  • Clicar em "Autoplay" e ver todas as fotos em seqüência
  • Clicar no número da foto e ir diretamente para ela
  • Clicar em uma seta, ao lado da foto, passando para a próxima

Qual a opção mais utilizada? Pois foi exatamente uma das que levam a uma "leitura linear": o botão "Next" (preferência de 56% dos internautas).

Veja o estudo completo (texto em Inglês)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Microsoft prepara uma revolução

Como você interage com o computador? Basicamente utilizando dois periféricos antiquados: o mouse, criado por Douglas Engelbart, em 1960, e o teclado, que vem de meados do século XIX.

A disposição das letras no teclado, chamada de QWERTY (as seis primeiras letras da linha superior), foi proposta por Cristopher Sholes.

Veja mais sobre a criação do teclado (texto em Inglês).

A Microsoft está desenvolvendo uma revolução, a que deu o nome de Surface, basicamente uma mesa transparente em que o usuário utiliza as mãos para efetuar tarefas.

Mas isso já não se faz nas telas touch-screen?

Não como o que está sendo proposto pela Microsoft.

Alguns exemplos de interação com a Microsoft Surface:
  • O usuário coloca uma câmera digital sobre a superfície. Imediatamente todas as fotos gravadas na máquina se espalham sobre a mesa.
  • Com as mãos, o usuário pode ampliar, reduzir, movimentar as fotos, rapidamente.
  • Coloca-se um celular sobre a mesa e arrasta-se as fotos para onde se encontra o celular, que grava as imagens.
  • O usuário entra em um site de comércio eletrônico, escolhe um produto, coloca seu cartão de crédito sobre a mesa e arrasta os itens desejados para o cartão. Pronto: fatura paga.

Veja vídeos que demonstram o uso da Microsoft Surface

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Arquivo do Roda Viva vai pra Web

Está no ar o Portal Roda Viva/Fapesp, resultado de acordo de cooperação entre a TV Cultura e a Fapesp-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo .

O site, ainda em caráter experimental, anuncia uma mina de ouro para estudantes e pesquisadores: o acesso às transcrições (na íntegra) de todas as entrevistas realizadas no Roda Viva nos últimos 21 anos.

Foram mais de mil entrevistados, nesse tempo.

sábado, 16 de junho de 2007

Piscou? Nasceu um blog

Em todo o mundo são criados 1,4 blog e gravados 17 posts (37% destes em japonês) a cada segundo, calcula o Technorati.

O inglês é o segundo idioma das postagens (36%) e o português vem muito atrás, com 2%.

Duas bobagens sobre o futuro dos jornais

Os jornais agonizam. O culpado? A Internet. Bobagem. Estão morrendo por muitos outros motivos. Um deles: teimam em repetir fórmulas que deram certo há vinte, trinta, cinqüenta anos atrás.

Os editores não perceberam ainda que os leitores são outros.

Jornais com circulação no máximo estadual teimam em querer competir com o New York Times, por exemplo. Abrem generosos espaços para o noticiário internacional e esquecem as notícias que estão acontecendo na rua ao lado.

Outra bobagem - A maioria ainda não tem a menor idéia do que seja escrever para a Web. É por isso que se insiste em bobagens do tipo publicar a edição impressa em PDF.

Ninguém se interessa em ler o jornal nesse formato, segundo pesquisa recente da Associação de Negócios de Mídia da Noruega.

Leia o artigo Ninguém quer jornal em PDF, do jornalista Steffen Fjaervik, diretor associado do Instituto (em Inglês).

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Um mundo (quase) desabitado

Quando se discute como escrever para a Web, pensa-se, quase sempre, em como deve ser formatada a informação para uma tela de computador.

São 850 milhões desses equipamentos, no planeta... e 2,7 bilhões de plataformas móveis, como o telefone celular, um campo aberto (e desafiador) para o jornalismo e a publicidade.

Há um mundo além das grandes redações, à espera de vida inteligente.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Como usar o e-mail no Jornalismo

O e-mail, se bem utilizado, pode ser uma poderosa ferramenta na busca da informação e, portanto, não deve ser desprezado pelo jornalismo.

Esta é a opinião de Steve Gunn, editor para novos produtos e inovações do The Charlotte Observer.

Ele concedeu entrevista para o site Covering Communities, sobre o uso do e-mail pelos repórteres do Charlotte (texto em Inglês).