terça-feira, 26 de junho de 2007

Como as pessoas navegam?

Uma das diferenças básicas entre a Internet e a mídia impressa é o fato de que na Web os leitores tendem, preferencialmente, a uma leitura não-linear. Certo?

Não se apresse em responder "sim". Um estudo interessante nesse sentido foi divulgado por Nora Paul e Laura Ruel, no site da Online Journalism Review, com base em galeria de fotos publicada pelo Washington Post.

A galeria permitia diversas formas de navegação:
  • O internauta poderia clicar em um thumbnail e ir diretamente para a foto
  • Clicar em um botão "Next" e ir para a foto seguinte
  • Clicar em "Autoplay" e ver todas as fotos em seqüência
  • Clicar no número da foto e ir diretamente para ela
  • Clicar em uma seta, ao lado da foto, passando para a próxima

Qual a opção mais utilizada? Pois foi exatamente uma das que levam a uma "leitura linear": o botão "Next" (preferência de 56% dos internautas).

Veja o estudo completo (texto em Inglês)

Nenhum comentário: