quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Manual de sobrevivência para os jornalistas

Já ouviu falar em Mojo? E em Crowdsourcing?

Se você é jornalista, ou estuda Jornalismo, separe algum tempo, rapidamente, para ler sobre isso.

São termos que estão abrindo perspectivas interessantíssimas para o jornalismo, nos Estados Unidos.

"Mojo" vem de "mobile journalist", um profissional que já não sai às ruas com bloco de anotações e caneta.

Leva equipamentos que lhe permitem produzir fotos, arquivos de áudio e vídeo, e transmitir informações rapidamente para a web.

"Crowdsourcing" (multidão de fontes, em tradução livre), é uma prática que incorpora às reportagens a colaboração de literalmente uma multidão de leitores.

Os dois conceitos e muito mais estão no livro "Journalism 2.0: How to Survive and Thrive" (Jornalismo 2.0: Como Sobreviver e Prosperar).

Baixe uma cópia do livro, em PDF (gratuitamente)

Nenhum comentário: