domingo, 7 de outubro de 2007

Como ser um estudante de Jornalismo

Os conselhos estão no excelente Online Journalism Blog. Faço, aqui, um resumo dos principais.

1) Leia o noticiário - Surpreendentemente, alguns jornalistas não leiem jornais. Como querem escrever, se não lêem? Vejam o noticiário na TV e ouçam as notícias no rádio.

2) Esqueça que você tem opinião - Você acha que alguém se importa com o que você pensa? Seja objetivo (costumo dizer algo parecido a meus alunos: "O que você pensa não tem a menor importância". Quero dizer com isso: "Fatos. Fatos. Fatos. É isso o que o leitor espera do jornalista. Sua opinião guarde-a para quando estiver escrevendo um artigo. Todo jornalista tem e deve ter opinião, é claro. Só não cabe externá-la na matéria").

3) Faça contatos - Eles são vitais para o seu trabalho como jornalista. São eles que lhe contam o que está acontecendo.

4) Não fique sentado esperando a resposta do email - As pessoas podem ignorar emails e geralmente o fazem. Um telefonema é mais difícil de ignorar. Aprenda a usar o telefone, o celular, o Skype. Seja persistente.

3 comentários:

Unknown disse...

Esqueça que você tem opinião???? Essa é válida só para quem quer informar no modelo tradicional do jornalismo porque se tiver intenção de ser um jornalista multimídia, formule sempre suas opiniões, expõe aquilo que você pensa a partir da sua experiência de quem reporta a notícia, faça suas próprias críticas nos seus blogs para aprender a ver diversos lados e crescer também como jornalista. Seu blog te ensinará a questionar de diversas maneiras e reconhecerá outros lados a partir das suas opiniões e isso transformará suas o´piniões. Essa é a mudança da internet no jornalismo. permita-se ser quem vc é além do veículo!

Alberto Oliveira disse...

Quando se diz que o jornalista não deve emitir opiniões em seu texto, não se está incluindo, aí, as postagens em blogs, que por origem são pessoais.
A notícia, no entanto, continua sem admitir a editorialização, da mesma forma como não aceita os adjetivos.

Leonardo Parente e Milena Brasil disse...

Poxa, manda mais dicas!!! òtimo!